Rede de conveniências japonesa Family Mart amplia instalação de jogos de garra.

Family Mart aposta em jogos de garra para atrair turistas e famílias no Japão

Rede de conveniências rivaliza com concorrentes ao transformar o uso do espaço em suas lojas, substituindo áreas de refeição por entretenimento

Enquanto a 7-Eleven Japão chama a atenção com novidades como burritos de sobremesa de matcha e serviço de guarda-volumes, sua concorrente, a Family Mart, planeja uma grande ofensiva para não ficar para trás. A rede anunciou que pretende intensificar a instalação de máquinas de jogo de garra (crane games) e fliperamas em suas lojas, buscando oferecer uma atração a mais além dos produtos tradicionais de conveniência.

A iniciativa faz parte de uma reavaliação sobre o uso do espaço interno das lojas. No ano passado, a Family Mart anunciou que eliminaria gradualmente os espaços para refeição no local em muitas de suas filiais e também interrompeu a venda de revistas impressas em milhares de endereços na primavera passada. Agora, a empresa quer que suas lojas ofereçam uma razão divertida para a visita, e os jogos de garra são uma das ideias escolhidas.

Como mostra um vídeo promocional, os jogos de garra da Family Mart, que já estrearam em lojas selecionadas, são menores do que as unidades de tamanho normal encontradas em arcades dedicados. Essas máquinas mais compactas podem ser empilhadas, permitindo uma variedade maior de prêmios sem ocupar um espaço excessivo. Máquinas desse tipo são comuns em shoppings e pontos turísticos, e a Family Mart confirma que parte da decisão de adicioná-las é atender à demanda dos turistas estrangeiros, muitos dos quais incluem jogar crane games em sua lista de desejos ao visitar o Japão.

Por isso, a rede afirma que muitas das lojas que receberão os jogos estão em áreas centrais de grandes cidades, com maior fluxo de turistas. A empresa também quer mais máquinas em áreas suburbanas, onde espera que ajudem a atrair famílias com crianças. Como o público-alvo são viajantes e crianças, e não necessariamente fãs hardcore, o preço por partida será modesto: 100 ienes (cerca de US$ 0,65).

Além dos jogos de garra, a Family Mart também planeja começar a instalar máquinas do jogo de arcade Pokémon Frienda em lojas selecionadas. No entanto, a dependência de cartões físicos comprados separadamente e a necessidade de ler japonês para jogar significam que essas máquinas provavelmente serão relativamente raras nas lojas do centro voltadas para turistas. No momento, apenas duas filiais (Setagaya Yonchome e Showa Yakuhin Nishioshimaeki-mae, ambas em Tóquio) possuem as máquinas de Pokémon.

O plano atual da Family Mart é expandir os jogos de garra para 5.000 de suas lojas, o que representa cerca de uma a cada três no Japão. Com a rival Lawson também entrando recentemente no ramo de crane games em lojas de conveniência, será interessante observar se a 7-Eleven seguirá o mesmo caminho em breve.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *