Eneos, maior refinadora do Japão, lidera aquisição de refinaria da Chevron em Singapura
Operação bilionária representa mais uma saída de grande petroleira do polo de refino asiático
A Eneos Holdings, a maior empresa de refino de petróleo do Japão, emergiu como a principal candidata na disputa para adquirir a participação de 50% da americana Chevron na Singapore Refining Company (SRC). A negociação, que está em fase avançada, pode chegar ao valor de cerca de US$ 1 bilhão para a totalidade da refinaria, localizada na estratégica Ilha Jurong.
De acordo com pessoas familiarizadas com o processo, a empresa japonesa está à frente de outras potenciais compradoras, incluindo as gigantes globais de commodities Glencore e Vitol Group. Embora um acordo esteja se aproximando da conclusão, as fontes alertam que ainda podem ocorrer atrasos e que nada está totalmente finalizado. Todas as empresas envolvidas declinaram comentar publicamente sobre a transação.
Esta venda é a mais recente de uma série de desinvestimentos de grandes petroleiras internacionais em Singapura. O movimento começou em 2024, quando a Shell vendeu sua refinaria de Bukom para uma joint venture entre a própria Glencore e a indonésia PT Chandra Asri Pacific. Para a Chevron, a operação faz parte de uma estratégia de rebalanceamento de seu portfólio global de refino, priorizando investimentos pesados em locais como a Coreia do Sul, enquanto busca melhores retornos sobre o capital em outros ativos.
A Singapore Refining Company, uma joint venture entre a Chevron Singapore e a Singapore Petroleum Company (subsidiária da chinesa PetroChina), é uma peça central no hub de petróleo da Ásia-Pacífico. A instalação tem capacidade para processar 290 mil barris de petróleo por dia, produzindo uma gama de combustíveis e matérias-primas químicas para o mercado interno e de exportação. Para traders de commodities como Glencore e Vitol, o controle de ativos de refino downstream é uma forma de capturar as margens do processo de transformação do petróleo bruto em produtos finais.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






