Gin artesanal ajuda a reconstruir imagem de Fukushima após desastre nuclear

Gin artesanal de Fukushima busca reescrever a história da região

Empreendedor usa água e flora locais para criar destilados e atrair atenção positiva

Na província de Fukushima, no nordeste do Japão, uma pequena destilaria está empenhada em mudar a imagem negativa que a região carrega desde o acidente nuclear de 2011. A iniciativa utiliza água de nascente e plantas nativas para produzir gin artesanal, numa tentativa de apresentar ao mundo um novo olhar sobre a localidade.

A naturadistill Kawauchimura Joryusho fica na vila de Kawauchi, uma das áreas que foi evacuada após a crise nuclear, considerada uma das piores do mundo. Seu fundador, Sota Oshima, de 29 anos, teve a ideia de criar uma marca que pudesse atrair visitantes de volta à região. “Quero levar o ‘aroma de Fukushima’ para o mundo”, disse o jovem empreendedor, que inaugurou a destilaria em novembro do ano passado, após reformar um galpão de armazenamento desativado de uma farmácia.

A motivação de Oshima surgiu durante um intercâmbio no Canadá, quando um amigo lhe perguntou se Fukushima era habitável. A pergunta, que refletia o estigma internacional, o fez querer agir. Após se formar, ele passou cerca de três anos aprendendo técnicas de fabricação de cerveja artesanal em uma cervejaria em Tamura, também em Fukushima, antes de voltar sua atenção para o gin. A escolha pelo destilado se deu pela capacidade de destacar ingredientes locais e pela facilidade de armazenamento e exportação em temperatura ambiente.

O carro-chefe da produção é o Native Japanese Botanical Gin, que apresenta aromas de noz-moscada japonesa e outros botânicos da prefeitura. A destilaria produz cerca de 6.000 litros por ano e já iniciou sua expansão internacional, com vendas em Singapura e planos de chegar a Taiwan e aos Estados Unidos. Os produtos também foram apresentados na Exposição Mundial de Osaka, o que fez com que alguns clientes visitassem a destilaria posteriormente.

O desastre na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi foi desencadeado por um grande terremoto e subsequente tsunami em março de 2011. O tsunami desativou o fornecimento de energia e o resfriamento de três reatores, levando a um acidente classificado no nível 7 da Escala Internacional de Eventos Nucleares. Embora não tenha havido mortes diretamente ligadas ao acidente nuclear, mais de 100.000 pessoas foram evacuadas de suas casas como medida preventiva.

Agora, mais de uma década depois, iniciativas como a destilaria de gin simbolizam os esforços contínuos de revitalização econômica e reputacional. Ao empregar talentos locais e utilizar recursos da terra, o negócio representa mais do que uma simples produção de bebidas; é um esforço para reconectar a identidade da região com sua rica natureza e comunidade.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *