Órgão de segurança japonês realiza simulação da colisão fatal em Haneda

Simulação busca entender causas de colisão fatal no Aeroporto de Haneda

Investigadores japoneses avançam no estudo do acidente aéreo ocorrido em 2023

Como parte das investigações em andamento sobre a grave colisão entre aeronaves ocorrida em uma pista do Aeroporto de Haneda, em Tóquio, no ano passado, o Japan Transport Safety Board realizou um experimento de simulação. A iniciativa, revelada em um relatório preliminar divulgado na última quinta-feira, visa reconstituir aspectos do acidente que resultou em vítimas fatais.

O experimento simula as condições e os movimentos das aeronaves envolvidas no incidente, buscando esclarecer os fatores que levaram à colisão na pista do movimentado aeroporto da capital japonesa. A análise técnica é uma etapa crucial para que as autoridades de segurança aérea possam emitir recomendações e prevenir a ocorrência de tragédias similares no futuro.

O relatório intermediário não apresenta conclusões finais, mas marca um passo importante no processo investigativo, que envolve a coleta de dados de voo, gravações das torres de controle e depoimentos de testemunhas. A conclusão da investigação completa é aguardada para fornecer um quadro detalhado das causas do acidente.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.