Temperatura atinge marco inédito; medidas de adaptação são reforçadas e especialistas alertam para riscos futuros.

Japão bate recorde histórico de temperatura com 41,8 graus Celsius

Onda de calor extrema em 2025 levou a medidas emergenciais e levantou alertas sobre o futuro dos verões no país

O Japão registrou oficialmente a temperatura mais alta de sua história no dia 5 de agosto de 2025, quando os termômetros marcaram impressionantes 41,8 graus Celsius. A onda de calor abrasador forçou as autoridades a ativar protocolos de apoio à população, estimular empresas a adotarem o trabalho remoto e obrigou organizadores de eventos de verão a reajustarem suas programações.

Especialistas em saúde e climatologia emitiram alertas sobre o aumento do risco para a população e também para os animais de estimação durante esses períodos de calor intenso. Um estudo de um grupo de pesquisadores chegou a projetar que, a partir da década de 2060, a maior parte das atividades esportivas de verão no país poderá ter que ser cancelada devido às condições climáticas extremas.

Diante da nova realidade, a discussão pública se voltou para medidas de adaptação. Técnicas de aclimatação ao calor e o uso correto e eficiente de aparelhos de ar-condicionado se tornaram tópicos de grande relevância para a segurança e o bem-estar da população japonesa durante o verão.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.