Japão lança revisão completa de sua estratégia de segurança nacional
Painel de especialistas será formado na primavera para atualizar diretrizes de defesa do país
O governo japonês vai formar um painel de especialistas ainda nesta primavera para iniciar discussões em larga escala sobre a revisão dos três principais documentos nacionais relacionados à segurança do país, segundo informaram autoridades governamentais. O anúncio marca o início de um processo estratégico para reavaliar a postura de defesa do Japão em meio a um cenário de segurança regional em transformação.
Os principais tópicos da agenda devem ser os desafios operacionais e de equipamentos das Forças de Autodefesa, o tamanho do orçamento de defesa e as formas de garantir os recursos financeiros necessários para as novas necessidades estratégicas. A revisão abrange documentos fundamentais que ditam a política de segurança nacional do país.
Com base nas recomendações do painel, o governo tem como objetivo redigir três novos documentos até o final do ano civil. A primeira-ministra Sanae Takaichi abordou o tema durante sua coletiva de imprensa de Ano Novo, realizada em Ise, na província de Mie, destacando a importância de adaptar a estratégia de segurança aos tempos atuais.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






