Autoridades de Tochigi investigam agressão em escola após vídeo viral

Vídeo de agressão em escola de Tochigi viraliza e provoca ação das autoridades

Incidente ocorreu em dezembro, mas ganhou repercussão após circulação nas redes sociais; polícia e conselho educacional investigam o caso

Um vídeo que mostra um estudante agredindo violentamente outro colega no banheiro de uma escola de ensino médio na província de Tochigi circulou amplamente em plataformas de mídia social, levando a investigações por parte do conselho de educação local e da polícia. As autoridades afirmam que estão levando o caso muito a sério.

Chihiro Nakamura, chefe do conselho de educação da província de Tochigi, disse em entrevista coletiva na quinta-feira que a entidade se desculpa pelos alunos afetados e por pessoas relacionadas ao caso. “Vamos nos esforçar para evitar uma recorrência e garantir que as escolas sejam locais seguros”, afirmou Nakamura.

De acordo com o Conselho de Educação da Província de Tochigi, o incidente foi registrado em vídeo no dia 19 de dezembro. A gravação de nove segundos mostra um aluno do sexo masculino agredindo outro estudante em um banheiro, atingindo-o no rosto e chutando a parte de trás de sua cabeça. O material foi disseminado principalmente na plataforma X (antigo Twitter).

A polícia de Tochigi já interrogou estudantes envolvidos no incidente, sob suspeita de agressão. De acordo com fontes, o estudante que cometeu a agressão expressou remorso, afirmando “Lamento muito”.

O conselho de educação de Tochigi ouviu os alunos após tomar conhecimento da circulação do vídeo no domingo à noite. A entidade planeja realizar reuniões com os pais para explicar a situação e considerar medidas para evitar a propagação de vídeos semelhantes.

Em um caso aparentemente relacionado, a Polícia da Província de Oita também recebeu relatos na quinta-feira de que um vídeo mostrando bullying em uma escola de ensino fundamental na capital de Oita foi postado no X. A polícia está trabalhando com o conselho de educação da cidade para confirmar os detalhes.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.