Palácio da Dieta Japonesa inicia grande reforma de resistência sísmica aos 90 anos
Símbolo da democracia do país passará por obras para enfrentar novos padrões de segurança
O emblemático edifício da Dieta Nacional do Japão, localizado em Tóquio e sede do poder legislativo do país, se prepara para uma grande intervenção de modernização. A obra, de larga escala, tem como principal objetivo reforçar a resistência da construção contra terremotos, garantindo a segurança do local que abriga a Casa dos Representantes e a Casa dos Conselheiros.
O prédio histórico, cuja construção foi concluída em 1936, marcará nove décadas de existência em 2026. A renovação planejada é uma resposta às rigorosas normas antissísmicas contemporâneas do Japão, uma nação localizada no Círculo de Fogo do Pacífico e frequentemente atingida por atividade sísmica. A estrutura, que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e testemunhou a reconstrução e o crescimento do país no pós-guerra, requer adaptações técnicas para continuar funcionando como centro da democracia japonesa.
A expectativa é que os trabalhos de engenharia e restauro preservem a imponente arquitetura neoclássica do exterior, enquanto atualizam os sistemas internos e a integridade estrutural. O projeto deve ser executado de forma a minimizar a interrupção das atividades legislativas, possivelmente em fases. A obra reflete um esforço contínuo do Japão em proteger seu patrimônio histórico e infraestrutura crítica contra desastres naturais.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






