Recurso de Marine Le Pen começa em Paris para decidir elegibilidade em 2027

Futuro político de Marine Le Pen será decidido em recurso iniciado em Paris

Líder da extrema-direita francesa tenta reverter inelegibilidade que a impede de disputar as eleições presidenciais de 2027

A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, iniciou nesta semana um recurso crucial em Paris que definirá se ela poderá concorrer às eleições presidenciais de 2027. A política foi barrada de ocupar cargos públicos após uma condenação por uso indevido de fundos da União Europeia.

Le Pen, líder de longa data da Reunião Nacional (RN), era considerada uma forte candidata na corrida presidencial de 2027 até ser considerada culpada no ano passado por desviar mais de 4 milhões de euros em verbas do Parlamento Europeu. A condenação resultou em uma proibição de cinco anos para concorrer a cargos públicos, com efeito imediato.

A política interpôs recurso, assim como o partido Reunião Nacional e outras dez pessoas consideradas culpadas pelo desvio dos recursos. A sessão de apelação teve início na terça-feira e deve se estender até o dia 12 de fevereiro, em um processo que mobiliza a atenção do cenário político francês e europeu.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.