‘Takaichi trade’ reaquece mercados e leva Nikkei a novo recorde histórico
Expectativa de eleição antecipada e política expansionista impulsionam alta das ações e pressionam iene
O movimento conhecido no mercado financeiro como “Takaichi trade” voltou com força nesta terça-feira, impulsionando as ações japonesas a novos patamares recordes, enquanto o iene e os títulos públicos enfraqueceram. A movimentação ocorreu após a publicação de relatos indicando que o governo deve convocar novas eleições.
A primeira-ministra Sanae Takaichi é vista como defensora de políticas fiscais e monetárias expansionistas. Desde que assumiu o cargo no final do ano passado, as ações têm apresentado alta sustentada, impulsionadas pela expectativa de que ela defenda medidas de estímulo econômico, ao mesmo tempo em que o iene e os preços dos títulos recuam. Essa correlação de mercado ficou conhecida como “Takaichi trade”.
Nesta terça, o índice Nikkei 225 ultrapassou a marca de 53.000 pontos pela primeira vez na história, minutos após a abertura do pregão. O indicador chegou a subir mais de 1.800 pontos durante a sessão, fechando o dia com um ganho expressivo de 3,1%, equivalente a mais de 1.600 pontos.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






