Ciberataque derruba vendas da Asahi em mais de 20% no fim de ano
Falha nos sistemas forçou redução de entregas; outras grandes cervejarias do Japão tiveram alta nas vendas no período festivo
A Asahi Breweries informou, nesta quinta-feira, que suas vendas caíram mais de 20% em dezembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior. A queda é resultado direto de um ciberataque sofrido pela controladora da empresa no final de setembro, que provocou uma falha nos sistemas de computador e forçou a redução no volume de envios de produtos.
Enquanto a Asahi enfrentava prejuízos, o cenário para suas principais concorrentes foi oposto. O volume combinado de vendas de cerveja, happōshu (cerveja de baixo teor) e bebidas similares da terceira categoria das outras três grandes cervejarias japonesas – Sapporo Breweries, Suntory Spirits e Kirin Brewery – apresentou crescimento de 2% em dezembro, segundo estimativas do setor.
Analisando individualmente, a Sapporo teve queda de 1% no volume de vendas dessas bebidas. Já a Suntory registrou aumento de 6%, e a Kirin viu suas vendas crescerem 8% em valor. De acordo com representantes da indústria, o crescimento reflete a maior demanda no varejo e em restaurantes durante as festas de fim de ano e Ano Novo.
Em relação ao desempenho anual, as três cervejarias (excluindo a Asahi) tiveram uma queda combinada de 3% no volume de vendas em 2025, na comparação com o ano anterior. Sapporo e Suntory tiveram declínio de 1% no volume, enquanto o valor das vendas da Kirin permaneceu praticamente estável. A Asahi não divulgou seus resultados acumulados para o ano de 2025.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






