Mitsubishi fecha maior aquisição japonesa no xisto americano por US$ 5,2 bilhões
Grupo japonês fortalece posição global em gás natural com compra de ativos na bacia de Haynesville
A Mitsubishi anunciou, em comunicado nesta sexta-feira, que concordou em comprar os ativos de gás e gasodutos da Aethon Energy Management nos Estados Unidos por US$ 5,2 bilhões. O valor marca a maior aquisição já realizada por uma empresa japonesa no setor de xisto americano.
O acordo concederá à Mitsubishi reservas de gás na bacia de xisto de Haynesville, localizada no Texas e Louisiana, com fácil acesso ao Golfo do México, de onde o combustível pode ser liquefeito e exportado via navios. A trading house japonesa já é uma importante fornecedora de gás natural liquefeito (GNL) e possui participação na Cameron LNG, uma instalação de exportação americana localizada na Louisiana.
A movimentação ocorre em um momento em que empresas de energia japonesas buscam expandir suas operações no mercado de petróleo e gás dos Estados Unidos, aproveitando um cenário de renovado apoio da administração do presidente Donald Trump, que tem pressionado Tóquio a investir mais no país norte-americano. O negócio também significa que a Mitsubishi, que tem a Berkshire Hathaway como um de seus principais acionistas, está reforçando um de seus negócios mais lucrativos: o gás natural.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






