Japão e União Europeia fortalecem aliança para garantir suprimentos estratégicos de minerais
Encontro em Davos define colaboração para reduzir dependência e enfrentar políticas não mercadológicas
O ministro da Indústria do Japão, Ryosei Akazawa, e o vice-presidente executivo da Comissão Europeia para Prosperidade e Estratégia Industrial, Stephane Sejourne, reafirmaram esta semana sua cooperação para assegurar um fornecimento estável de minerais críticos, como as terras raras. O compromisso foi firmado durante uma reunião no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
Em entrevista coletiva após o encontro, Akazawa afirmou que ambos concordaram em acelerar a colaboração entre Japão e Europa no tema, tanto no setor público quanto no privado, por meio do fornecimento de apoio financeiro. A medida visa criar resiliência nas cadeias de suprimentos globais, consideradas vitais para as indústrias de alta tecnologia e transição energética.
Durante sua participação no evento, o ministro japonês também manteve conversas separadas com autoridades do Reino Unido e da França. Nessas ocasiões, Akazawa expôs a posição do Japão em relação às recentes restrições comerciais impostas pela China, que afetam as exportações para o país asiático. Ele relatou que houve preocupação compartilhada sobre o impacto de políticas não baseadas no mercado nas cadeias de fornecimento de minerais críticos, e um acordo para trabalhar em conjunto na solução do problema.
Em discurso em um evento paralelo do Fórum, Akazawa também abordou as respostas do Japão às tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos, tema no qual foi o principal negociador japonês no ano passado. Além disso, o ministro se reuniu com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e acertaram a continuação da coordenação para anunciar o primeiro projeto dos investimentos e empréstimos japoneses de US$ 550 bilhões aos Estados Unidos. Esse compromisso foi assumido nas negociações tarifárias bilaterais do ano passado, em troca da redução de tarifas americanas sobre importações do Japão.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






