Eleição para governador de Osaka tem início oficial; Yoshimura busca reeleição

Campanha eleitoral para governador de Osaka começa com foco em plano metrópole

Hirofumi Yoshimura, ex-governador e líder do Partido Inovação do Japão, busca reeleição após renúncia estratégica

O período oficial de campanha para a eleição do governador de Osaka, marcada para 8 de fevereiro, começou nesta quinta-feira. A disputa segue a renúncia do governador anterior, Hirofumi Yoshimura, em uma manobra política para tentar reviver o chamado plano metrópole para a cidade.

Yoshimura, líder do Partido Inovação do Japão, e dois candidatos independentes registraram suas candidaturas. O ex-governador, de 50 anos, espera que a eleição tenha como foco central o plano metrópole, que propõe reestruturar a cidade de Osaka, capital da prefeitura, em distritos especiais.

“Uma Osaka mais forte fortalecerá o Japão”, disse Yoshimura em seu primeiro discurso de campanha. “Para isso, o plano metrópole é necessário”. Yoshimura também afirmou que o plano é essencial para um projeto de capital secundária incluído no acordo de coalizão entre seu partido e o governista Partido Liberal Democrata.

O plano metrópole foi rejeitado por maioria em referendos locais realizados em 2015 e 2020. Com o objetivo de realizar uma terceira consulta, Yoshimura e o prefeito de Osaka, Hideyuki Yokoyama, de 44 anos, renunciaram no início deste mês para submeterem-se ao julgamento dos eleitores em uma eleição dupla para governador e prefeito. A eleição para prefeito também ocorrerá em 8 de fevereiro.

Na disputa pelo governo, Yoshimura será desafiado por Tamotsu Natto, de 44 anos, gerente de empresa, e Tsuneki Onishi, de 61 anos, co-representante de um grupo político. Onishi se opõe ao plano metrópole, enquanto Natto indicou disposição para aprová-lo se cerca de 90% dos residentes da prefeitura o aceitarem.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.