Governo japonês lança medidas que dificultam naturalização e aumentam deportações

Governo japonês anuncia pacote rigoroso de medidas sobre imigração

Reunião ministerial define políticas que incluem dificultar naturalização e dobrar deportações com escolta

O governo japonês anunciou, nesta sexta-feira, um conjunto abrangente de políticas destinadas a apertar as regulações sobre estrangeiros e imigração. Entre as principais medidas estão a imposição de critérios mais rigorosos para a naturalização e a duplicação do número de deportações custeadas pelo Estado e acompanhadas por agentes de imigração.

Adotando uma abordagem de “cenoura e vara”, o Executivo afirma que também ajudará trabalhadores estrangeiros e seus familiares a se integrarem melhor, garantindo acesso a programas de ensino da língua japonesa. O anúncio foi feito pelo Secretário-Chefe de Gabinete, Minoru Kihara, durante uma reunião de ministros sobre políticas para estrangeiros e imigração, realizada no Gabinete do Primeiro-Ministro.

Metas específicas e cronogramas para algumas políticas ainda estão em discussão, incluindo as relacionadas à compra de terras por estrangeiros, que serão definidas no próximo verão. O pacote reflete um esforço para reequilibrar as políticas de imigração do país, combinando controle mais estrito com iniciativas de apoio à integração.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.