Partido jovem de tecnologia mira reviravolta nas eleições japonesas
Com promessas de transformação digital, Team Mirai surge como força emergente
Um partido com apenas nove meses de existência e um único assento na Câmara Alta pode alcançar um desempenho surpreendente nas eleições para a Câmara Baixa do Japão, marcadas para este domingo. O Team Mirai, com suas promessas de campanha não convencionais focadas em mudar a política e o governo por meio da tecnologia digital, tem o potencial de conquistar tantas cadeiras quanto legendas tradicionais, como o Partido Comunista Japonês (PCJ).
Uma pesquisa de final de semana realizada pelo jornal Asahi Shimbun mostrou que o Team Mirai poderia ganhar até 10 assentos pelo sistema de representação proporcional. Esse número superaria as projeções para o PCJ, que teria nove cadeiras, e para o Reiwa Shinsengumi, com seis. Antes da dissolução da Câmara Baixa, o Team Mirai não possuía representantes na casa.
O fundador e líder do partido é Takahiro Anno, um engenheiro de inteligência artificial de 35 anos, responsável pela criação de duas startups do setor. Anno vinha trabalhando com reforma social por meio da transformação digital quando decidiu fazer a transição dos negócios para a política, lançando o Team Mirai em maio do ano passado.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






