LDP e aliado podem conquistar maioria de dois terços no parlamento

Coalizão governista japonesa caminha para vitória expressiva nas eleições, mostram pesquisas

Aliança liderada pelo Partido Liberal Democrático pode alcançar maioria qualificada no parlamento, fortalecendo a agenda do governo.

O Partido Liberal Democrático (LDP), do primeiro-ministro Sanae Takaichi, está a caminho de uma grande vitória na eleição geral para a Câmara Baixa do Japão, marcada para este domingo. Dados de três importantes pesquisas de mídia apontam que o partido governista deve conquistar bem mais da metade das 465 cadeiras em disputa. Somando os assentos de seu aliado, o Partido da Inovação do Japão (JIP), a coalizão no poder pode ultrapassar a marca de 300 assentos, alcançando uma maioria de dois terços que lhe daria um controle firme sobre o parlamento.

A mesma pesquisa revela um cenário difícil para a recém-formada Aliança Centrista pela Reforma (CRA), uma união entre o Partido Democrático Constitucional do Japão (CDP) e o Komeito. O bloco de oposição corre o risco de perder mais da metade das 167 cadeiras que os dois partidos detinham antes da dissolução da câmara, o que levantaria questionamentos sobre a sustentabilidade do novo partido e a possibilidade de um realinhamento das forças de oposição no país.

Enquanto isso, partidos menores, como o Sanseito e o Team Mirai, estão conquistando espaço no cenário político, de acordo com os três levantamentos. Já o Partido Democrático para o Povo (DPP) deve terminar a eleição com aproximadamente o mesmo número de cadeiras que possuía anteriormente.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.