Fuzileiros navais dos EUA indiciados por furto em Tóquio

Dois fuzileiros navais dos EUA são indiciados por furto em restaurantes de Tóquio

Militares estavam em turismo no distrito de Kabukicho quando cometeram os crimes

A Polícia Metropolitana de Tóquio encaminhou nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Promotoria documentos contra dois fuzileiros navais dos Estados Unidos acusados de invadir restaurantes no distrito de Kabukicho, em Tóquio, e furtar dinheiro. Os militares, de 20 e 26 anos, estão lotados na Base de Iwakuni, na província de Yamaguchi, e confessaram a participação nos crimes alegando que precisavam de dinheiro para cobrir despesas médicas da família.

De acordo com fontes da investigação, os dois são suspeitos de participação em mais de dez furtos em restaurantes de diversas regiões do Japão, com prejuízo total superior a 10 milhões de ienes. No caso específico, os militares estavam de férias em Tóquio e são acusados de invadir dois restaurantes no distrito de Kabukicho, em Shinjuku, entre 7h e 8h do dia 24 de dezembro de 2025. A dupla teria subtraído cerca de 27 mil ienes em espécie.

Segundo as investigações, os fuzileiros utilizaram uma ferramenta elétrica para arrombar uma caixa de chaves na parte externa de um dos restaurantes e, com a chave encontrada, conseguiram acesso ao interior do estabelecimento. O furto foi descoberto por funcionários que perceberam os danos no local. No mesmo dia, outro restaurante na região de Shinjuku teve mais de 10 milhões de ienes furtados, e a polícia investiga se os militares têm relação com esse crime.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.