Japão – Ministério deve aprovar produtos de terapia com células iPS em novembro
Decisão de subcomissão governamental abre caminho para novas terapias regenerativas no país
De acordo com a NHK, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão deverá conceder, no início de novembro, a aprovação formal para a fabricação e venda de dois produtos de medicina regenerativa desenvolvidos a partir de células iPS. A medida foi anunciada após uma subcomissão de especialistas do governo ter dado sinal verde aos produtos no dia 19.
Os produtos, criados por empresas japonesas, utilizam as chamadas células iPS (células-tronco de pluripotência induzida) para reparar tecidos danificados. A expectativa é que as terapias sejam aplicadas em pacientes com doenças degenerativas ou lesões que até então não contavam com tratamento eficaz.
O Japão é pioneiro na pesquisa com células iPS, descobertas pelo cientista Shinya Yamanaka, que rendeu ao país o Prêmio Nobel de Medicina em 2012. A aprovação desses produtos representa um avanço significativo para a medicina regenerativa e coloca o Japão na vanguarda das terapias celulares.
Após a autorização final do ministério, as empresas poderão iniciar a produção e distribuição dos produtos em hospitais e clínicas especializadas. As autoridades de saúde deverão monitorar de perto os resultados e possíveis efeitos colaterais.
Fonte: NHK / Imagem: Ilustrativa
Acompanhe mais atualizações no Alternativa.






