Ciência e Tecnologia – Produtos derivados de células iPS recebem aprovação condicional no Japão
Aprovação abre caminho para comercialização de pesquisa com células-tronco
Um comitê do ministério da saúde do Japão concedeu aprovação condicional a dois produtos médicos derivados de células iPS, abrindo caminho para a primeira comercialização mundial da pesquisa de células-tronco que rendeu o Prêmio Nobel. De acordo com informações do jornal The Japan Times, o aval foi dado na quinta-feira (20) a neurônios para doença de Parkinson e a patches de músculo cardíaco para doenças cardíacas graves, com base em estudos clínicos de pequena escala que confirmaram apenas a segurança e a “presumida” eficácia.
Os fabricantes terão que realizar testes clínicos pós-comercialização para verificar se os produtos realmente funcionam. Caso a eficácia não seja totalmente comprovada, o ministério poderá retirar a aprovação em até sete anos.
As células iPS, desenvolvidas pelo cientista Shinya Yamanaka, têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula do corpo humano, abrindo possibilidades para a medicina regenerativa. A aprovação condicional é um mecanismo regulatório japonês que visa acelerar o acesso de pacientes a tratamentos promissores enquanto mais dados são coletados.
Fonte: The Japan Times / Imagem: Cuorips / Jiji
Acompanhe mais atualizações no Alternativa.






