Trump afirma ter garantido acesso “total e permanente” à Groenlândia em acordo com a Otan
Anúncio ocorre enquanto aliança pede maior compromisso com segurança no Ártico diante de ameaças de Rússia e China
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira ter garantido acesso total e permanente à Groenlândia por meio de um acordo com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O anúncio foi feito em Davos, na Suíça, onde o mandatário participa do Fórum Econômico Mundial.
O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, afirmou que os aliados precisarão intensificar seu compromisso com a segurança no Ártico para conter ameaças provenientes da Rússia e da China. A notícia de um acordo-quadro surgiu enquanto Trump recuava de ameaças tarifárias e descartava tomar a Groenlândia pela força, trazendo um alívio momentâneo ao que se configurava como a maior ruptura nas relações transatlânticas em décadas.
No entanto, os detalhes de qualquer acordo permanecem obscuros. A Dinamarca, que exerce soberania sobre a ilha, insistiu que o tema não está em discussão. Enquanto isso, a chefe de política externa da União Europeia, Kaja Kallas, declarou que as relações entre o bloco e os Estados Unidos “sofreram um grande golpe” na última semana, durante uma reunião de emergência de líderes europeus.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






