Análise de mídias sociais revela principais preocupações dos eleitores

Imposto e inflação são os assuntos mais comuns nas redes sociais antes da eleição japonesa

Análise de postagens no X revela as principais preocupações dos eleitores no início da campanha eleitoral

Uma análise conduzida pela Jiji Press revelou que o imposto de consumo e o aumento generalizado dos preços foram os temas mais frequentemente mencionados nas redes sociais nas semanas que antecedem a eleição para a Câmara dos Representantes (Câmara Baixa) do Japão, marcada para 8 de fevereiro.

O estudo avaliou postagens publicadas na plataforma X, entre 9 de janeiro, quando surgiram os primeiros relatos sobre a possibilidade de uma eleição antecipada, e o último domingo. A análise utilizou a ferramenta de monitoramento Brandwatch para identificar os tópicos dominantes no debate público online.

Os partidos políticos estão prestando atenção especial às tendências das redes sociais. A percepção é de que a opinião pública online teve um papel significativo na formação dos debates durante a eleição para a Câmara dos Conselheiros (Câmara Alta) no ano passado. Diante disso, a atividade digital dos eleitores se tornou um termômetro valioso para a campanha atual.

O primeiro dia oficial de campanha para a eleição da Câmara Baixa foi marcado por discursos de candidatos em todo o país. Em Tóquio, a primeira-ministra Sanae Takaichi foi uma das figuras que se dirigiu aos eleitores, em um cenário onde as questões econômicas, especialmente o custo de vida, parecem comandar a pauta dos cidadãos nas plataformas digitais.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.