Arroz segue caro no Japão apesar de liberação de estoques

Preço do arroz no Japão continua alto mesmo após liberação de estoques públicos

Medida do governo no ano passado não foi suficiente para conter a inflação do produto, que segue custando mais de 4.000 ienes por 5 quilos

Os preços do arroz no varejo no Japão permanecem elevados, com a média nacional ainda acima dos 4.000 ienes por saca de 5 quilos. O valor representa quase o dobro do praticado antes do início da crise de abastecimento que afetou os consumidores nos últimos meses. A persistência da alta ocorre mesmo após o governo ter liberado parte de seus estoques para tentar conter a inflação do produto.

Em fevereiro do ano passado, o Ministério da Agricultura anunciou planos para liberar 210 mil toneladas de arroz das reservas governamentais. A decisão representou uma reviravolta na política da pasta, que inicialmente previa que a safra de 2024 seria suficiente para atender à demanda do país.

A lei japonesa do alimento básico determina que a liberação dos estoques públicos de arroz deve ser utilizada exclusivamente para cobrir ‘escassez de oferta decorrente de queda na produção’. A medida, no entanto, não foi suficiente para normalizar os preços, que seguem pressionando o orçamento das famílias japonesas.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.