De predador a prato: crise de ursos no Japão vira tendência gastronômica
Restaurantes incorporam carne de urso ao cardápio como forma de controlar a população do animal, responsável por ataques recordes
Diante de um aumento sem precedentes de ataques fatais de ursos no Japão, restaurantes em diversas regiões do país estão transformando a carne do animal, abatido em operações de controle populacional, em uma atração culinária inesperada. A demanda pelos pratos tem crescido significativamente, impulsionada pela ampla cobertura midiática sobre os encontros perigosos entre humanos e os animais.
Em Chichibu, cidade montanhosa da província de Saitama, o restaurante de Koji Suzuki lida com uma procura em alta por cortes grelhados de urso. A carne, proveniente de animais abatidos para reduzir os ataques que já mataram 13 pessoas este ano, é servida grelhada em uma chapa de pedra ou cozida em um hot pot com legumes. O estabelecimento também oferece carne de veado e javali, mas o prato com urso se tornou o mais popular após meses de notícias sobre animais invadindo residências, rondando escolas e causando tumulto em supermercados.
A tendência se repete no norte do país. Em Sapporo, o chef Kiyoshi Fujimoto também trabalha com a carne de urso em seu restaurante, temperando os cortes como parte do preparo. A prática de consumir a carne de animais selvagens abatidos em controle de danos, conhecida como “game meat”, ganha um novo significado em meio a uma crise de segurança pública envolvendo a fauna.
As autoridades locais têm incentivado o abate controlado de ursos como medida de segurança, e a canalização dessa carne para o consumo é vista por alguns como uma forma de reduzir o desperdício. Especialistas apontam para a redução do habitat natural e a escassez de alimentos nas florestas como possíveis causas para o comportamento invasivo dos ursos.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






