Casa histórica de Eiichi Shibusawa, relocada três vezes, é aberta ao público em Tóquio

A jornada de uma casa histórica: a residência de Eiichi Shibusawa em Tóquio

Relocada três vezes, a mansão do ‘pai do capitalismo japonês’ é agora um bem cultural aberto ao público

A antiga residência de Eiichi Shibusawa (1840-1931), conhecido como o ‘pai do capitalismo japonês’, permanece erguida em uma área costeira da Baía de Tóquio após ser realocada três vezes ao longo de mais de um século. A casa, com seus impressionantes 1.200 metros quadrados de área construída, é um testemunho da arquitetura de transição do período Meiji.

A residência está localizada nos terrenos das instalações de pesquisa e escritórios da construtora Shimizu Corp., no distrito de Shiomi, em Koto Ward, Tóquio. Seu coração é o salão principal ‘omotezashiki’, originalmente construído em 1878 na área de Eitai, no mesmo distrito. O projeto e a construção foram supervisionados por Kisuke Shimizu II (1815-1881), segundo proprietário da Shimizuya, predecessora da Shimizu Corp.

Reconhecido por sua expertise em arquitetura pseudo-ocidental, Kisuke Shimizu II incorporou elementos ocidentais na estrutura de estilo japonês, feita de madeira de cipreste. Materiais valiosos, como madeira de caqui preta e agarwood (madeira de jinko), foram utilizados com discrição ao longo da construção.

Em 1908, a residência foi transferida para o distrito de Mita, em Minato Ward, onde um edifício de estilo ocidental e outras estruturas foram posteriormente adicionadas. Em 1947, o neto de Eiichi, Keizo Shibusawa (1896-1963), transferiu a propriedade para o governo como pagamento de impostos patrimoniais. Em 1990, ameaçada de demolição por deterioração, foi comprada por Yukio Sugimoto (1914-2003), ex-secretário da família Shibusawa, e realocada para Rokunohe, na província de Aomori, no norte do Japão.

A Shimizu Corp. readquiriu a residência em 2019 para preservar o legado arquitetônico de Kisuke Shimizu II e a reinstalou em sua localização atual. Designada como propriedade cultural pelo distrito de Koto, a casa é aberta ao público uma vez por semana através de um sistema de sorteio.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *