Japão terá novo partido com mais de 160 deputados para disputar eleição
Aliança Reformista Centrista une CDP e Komeito em frente às eleições de 8 de fevereiro
A Aliança Reformista Centrista (CRA), um novo partido político formado pelo principal partido de oposição, o Democrático Constitucional do Japão (CDP), e pelo Komeito, ex-integrante da coalizão governista, será lançada oficialmente com mais de 160 membros da Câmara dos Representantes, a câmara baixa do parlamento japonês.
O CDP anunciou nesta terça-feira que 144 dos seus 148 parlamentares na Casa decidiram aderir ao novo partido em preparação para as eleições gerais da Câmara Baixa, marcadas para 8 de fevereiro. Dos quatro restantes, dois optaram pela aposentadoria política e os outros dois, incluindo o ex-ministro de Assuntos Internos, Kazuhiro Haraguchi, decidiram não participar da nova formação política. O lançamento do partido foi simbolizado pela exibição de cartazes da nova agremiação por oficiais do CDP e do Komeito no edifício do parlamento.
A união representa um significativo realinhamento no cenário político japonês, criando uma força de centro com peso considerável para a próxima disputa eleitoral. A expectativa é que a nova aliança se apresente como uma alternativa de governo, capitalizando descontentamentos e buscando atrair eleitores além de suas bases tradicionais.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






