Política – Coalizão governista domina comitês da Câmara após eleição
PLD assume comissões-chave antes lideradas pela oposição
Após as eleições gerais para a Câmara dos Representantes, a coalizão governista, formada pelo Partido Liberal Democrata (PLD) e Komeito, assegurou 25 das 27 presidências de comitês permanentes e especiais, bem como de conselhos de investigação. De acordo com a NHK, os cargos foram definidos nesta semana no parlamento japonês.
Entre os postos ocupados agora pelo PLD estão as presidências do Comitê de Orçamento e da Comissão de Investigação Constitucional, anteriormente comandadas por membros da oposição. A mudança reflete a vitória da coalizão nas eleições e a maioria obtida na câmara baixa.
Os comitês parlamentares são responsáveis por deliberar projetos de lei e realizar audiências públicas, tendo papel central no processo legislativo. Com o controle da maioria das presidências, o governo garante maior influência na agenda e nas votações.
A oposição, por sua vez, mantém a presidência de dois comitês, mas terá menos poder de pauta. A composição dos cargos é tradicionalmente negociada entre os partidos com base no peso político de cada legenda.
Fonte: NHK / Imagem: Ilustrativa
Acompanhe mais atualizações no Alternativa.






