Drama familiar japonês percorre 25 anos de segredos e mentiras

‘The Imaginary Dog and the Lying Cat’: Verdade é Elusiva em Drama Familiar

Nova obra cinematográfica traça segredos e frágeis laços familiares ao longo de 25 anos

O diretor Yukihiro Morigaki explora o coração ferido de uma família problemática em seu mais novo filme, “The Imaginary Dog and the Lying Cat”. Baseado no romance de Haruna Terachi, a produção acompanha as complexidades de uma família ao longo de um quarto de século, revelando segredos, mentiras e conexões frágeis que se desdobram com o passar do tempo.

A abordagem de Morigaki difere de outros dramas familiares consagrados, como “Still Walking” de Hirokazu Kore-eda, que condensava a tragédia familiar em um único dia. Enquanto a técnica de expandir a narrativa por décadas tem precedentes, como no sucesso de 2025 “Kokuho”, a execução aqui é descrita como episódica e um tanto vaga. O roteiro de Tomoe Kanno e a direção de Morigaki constroem uma verdade interna para os personagens que, embora parcialmente deliberada, pode deixar o público com uma sensação de falta de estrutura e clareza.

A revelação crucial dos personagens acontece tardiamente, em um momento em que, para alguns críticos, pode ser quase tarde demais para gerar o envolvimento emocional desejado. O filme se propõe a ser um mergulho profundo nas dinâmicas familiares, mas a jornada pode parecer um tanto errante para parte do público.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.