Estúdios de anime expandem operações para fora de Tóquio para recrutar e reter talentos.

Estúdios de anime buscam novos talentos fora da capital japonesa

Fuga de Tóquio: setor estratégico se expande para outras regiões do Japão para enfrentar escassez crônica de mão de obra

Um número crescente de estúdios de animação está estabelecendo operações fora de Tóquio, atraído por vantagens como acesso mais fácil a graduados de universidades e escolas profissionais locais e pela possibilidade de oferecer um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional aos funcionários.

A indústria de anime do Japão continua desfrutando de forte popularidade no exterior e espera-se que mantenha sua expansão. No entanto, enfrenta um sério desafio na formação e captação da próxima geração de criadores, diante da escassez crônica de mão de obra qualificada.

O governo central planeja apoiar a mudança dos estúdios de anime para fora de Tóquio como parte de sua estratégia mais ampla de revitalização regional. A iniciativa visa descentralizar a produção cultural e econômica, aliviando a concentração na capital e distribuindo oportunidades de emprego para outras cidades.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.