Ex-Disney lidera expansão do Sonic para além dos games na Sega

Executivo da Sega projeta Sonic como franquia multimídia global

Com experiência de 17 anos na Disney, Justin Scarpone lidera estratégia de expansão do ícone dos games para filmes, séries e produtos

Justin Scarpone, diretor global de transmedia da Sega, acredita que o ouriço Sonic possui todas as condições necessárias para se tornar uma potência multimídia. O executivo, que passou 17 anos na Disney, está à frente da estratégia da empresa japonesa para expandir seu ícone dos videogames para além do universo gamer, alcançando cinema, televisão, streaming e merchandising.

Scarpone, de 56 anos, tem uma história de longa data com o Japão. Natural de Nova Jersey, nos Estados Unidos, seu primeiro contato com o país foi ainda na adolescência, através de uma turnê de wrestling com sua equipe do ensino médio, na metade da década de 1980. Esse interesse o levou a estudar japonês na faculdade em Nova York, fazer um ano de intercâmbio em Kyoto e, posteriormente, decidir construir sua carreira no arquipélago.

Após se mudar permanentemente para o Japão em 1991, Scarpone se tornou um dos três primeiros funcionários permanentes não japoneses da gigante do comércio Itochu. Cinco anos depois, migrou para uma startup que criava páginas iniciais para empresas nos primórdios da internet discada. Sua carreira deu um salto significativo em 2002, quando ingressou na Disney, onde permaneceu por 17 anos supervisionando várias divisões, incluindo o grupo de games da empresa, responsável por títulos como a série Kingdom Hearts.

Agora, na Sega, Scarpone aplica o conhecimento adquirido na Disney para orquestrar uma abordagem transmedia integrada para Sonic. A visão é transformar o personagem, que já é um sucesso consolidado nos games, em uma franquia onipresente no entretenimento, com narrativas coesas se espalhando por diferentes plataformas e formatos, criando um ecossistema robusto em torno da marca.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.