Força de trabalho estrangeira no Japão atinge 2,57 milhões, com vietnamitas na liderança.

Trabalhadores estrangeiros no Japão atingem novo recorde em 2025

Com 2,57 milhões de pessoas, força de trabalho estrangeira cresce 11,7% em um ano, com vietnamitas liderando o ranking

O número de trabalhadores estrangeiros no Japão atingiu um novo recorde histórico em 2025, totalizando 2,57 milhões de pessoas até o final de outubro, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. O aumento de 11,7% em relação ao ano anterior reflete a dependência crescente do país de mão de obra internacional para enfrentar a grave escassez de trabalhadores, agravada pela população em declínio.

O contingente de trabalhadores estrangeiros vem crescendo de forma constante há mais de uma década, marcando um recorde anual pelo 13º ano consecutivo. O número atual é quase três vezes maior que o registrado em 2015, quando havia aproximadamente 900 mil trabalhadores estrangeiros no país. Entre as nacionalidades, os vietnamitas passaram a representar a maior porcentagem da força de trabalho estrangeira no Japão em 2025.

A divulgação dos dados ocorre uma semana após o governo da primeira-ministra Sanae Takaichi anunciar um pacote de políticas relacionadas a residentes e visitantes estrangeiros. As medidas visam tanto o aperfeiçoamento de regulamentações quanto a oferta de melhor acesso a aulas de língua japonesa, em um esforço para integrar essa população essencial para a economia.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.