Frente fria recorde trará neve pesada e risco de caos no transporte nacional.

Japão em alerta para nevascas intensas no fim de semana eleitoral

Massa de ar mais fria da temporada avança para o sul, elevando risco de interrupções no transporte

O Japão se prepara para um poderoso padrão de pressão de inverno neste fim de semana, com a chegada da massa de ar mais fria da temporada. O fenmeno deve trazer fortes nevascas para grande parte do país, elevando significativamente o risco de grandes interrupções no sistema de transporte em um momento crtico, imediatamente antes das eleies nacionais.

O sistema deve se intensificar a partir da tarde de sexta-feira e atingir seu pico no domingo, segundo a empresa privada de meteorologia Weathernews, conforme o ar gélido avança para a atmosfera superior. As temperaturas a cerca de 5.500 metros acima do solo devem despencar para 36 graus Celsius negativos ou menos um patamar comumente associado a nevascas intensas atingindo at mesmo a regio de San’in, no sudoeste de Honshu. Na ilha de Hokkaido, ao norte, massas de ar ainda mais frias, com temperaturas próximas de 42 graus negativos, devem se espalhar amplamente.

A previsão climática adversa gera apreensões sobre possíveis impactos na logística e no deslocamento de eleitores, em um fim de semana decisivo para o paás. Autoridades já monitoram a situaão e podem emitir alertas para a populaão.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.