Gastos domésticos no Japão voltam a crescer após três anos de queda
Investimento em educação e lazer supera inflação e impulsiona consumo familiar
Os gastos médios mensais das famílias japonesas registraram um aumento real de 0,9% em 2025, na comparação com o ano anterior. Este foi o primeiro crescimento anual em três anos, interrompendo uma tendência de contração, de acordo com dados divulgados pelo governo.
O resultado positivo foi impulsionado por maiores desembolsos nas áreas de educação, entretenimento e aquisição de automóveis. Esses incrementos foram suficientes para compensar a redução nos gastos com alimentos, que vem pressionando os orçamentos familiares em meio ao cenário inflacionário persistente. A mudança no padrão de consumo reflete uma realocação das prioridades de gasto das famílias, que agora destinam mais recursos para atividades de desenvolvimento pessoal e lazer.
Analistas observam que o dado traz um sinal cauteloso de recuperação para a economia doméstica japonesa, que tem enfrentado desafios relacionados ao poder de compra. O aumento em setores específicos, contudo, ainda convive com a pressão nos preços de itens essenciais, como os alimentícios, mantendo a necessidade de acompanhamento constante da saúde financeira das famílias.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






