Governo japonês avalia dobrar tempo de residência para obter cidadania
Proposta em estudo altera requisito atual de cinco para dez anos, em uma revisão significativa da política de naturalização
O governo japonês e os partidos da coalizão governista iniciaram discussões para tornar mais rígido o processo de aquisição da nacionalidade japonesa. A principal mudança em análise é a extensão do tempo mínimo de residência no país, que passaria dos atuais cinco anos para dez anos, em princípio. A informação foi confirmada por fontes próximas ao processo.
Atualmente, a lei exige que o solicitante more no Japão por pelo menos cinco anos de forma contínua para poder requerer a naturalização. A alteração em estudo representa uma mudança profunda nos critérios, refletindo um debate mais amplo sobre imigração e integração na sociedade japonesa. A medida, se aprovada, deve impactar diretamente estrangeiros que planejam se tornar cidadãos japoneses.
As discussões estão em fase preliminar entre o governo e os partidos da base de apoio. Ainda não há um calendário definido para a formalização de uma proposta de emenda à lei, nem detalhes sobre possíveis exceções ou regras de transição para casos em andamento.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






