Japão adota nova estratégia de cibersegurança com defesa proativa
Plano quinquenal fortalece resposta a ataques de estados como China, Rússia e Coreia do Norte
O governo do Japão adotou oficialmente nesta terça-feira uma nova Estratégia de Cibersegurança, que vai orientar a política nacional de segurança digital pelos próximos cinco anos. Aprovada em reunião de gabinete, a estratégia tem como um dos seus pilares centrais a criação de um sistema que permitirá à polícia, ao Ministério da Defesa e às Forças de Autodefesa trabalharem em conjunto para neutralizar ataques críticos.
O documento classifica os ciberataques patrocinados por Estados, em particular aqueles vinculados à China, Rússia e Coreia do Norte, como “ameaças sérias” à segurança nacional. Além disso, expressa preocupação com o risco crescente representado por ataques que utilizam tecnologias de inteligência artificial de rápida evolução.
Essa mudança de postura ocorre após a promulgação, em maio deste ano, da Lei de Ciberdefesa Ativa, que introduziu o conceito de defesa proativa no país. A nova estratégia indica uma política para concretizar uma “defesa e dissuasão centradas no governo”, consolidando todas as informações coletadas em um único ponto: o Escritório Nacional de Cibersegurança. Esse centro, estabelecido após a nova lei, tem a missão de permitir a identificação, análise e avaliação ágeis e precisas de incidentes de ataque.
De acordo com a legislação vigente, em situações de paz, o governo está autorizado a monitorar dados de comunicação para prevenir ciberataques. Em caso de um ataque concreto, a lei permite a desativação de servidores hostis. Para mitigar preocupações com a privacidade, o porta-voz do governo afirmou que a nova iniciativa estabelece “protocolos e condições estritas” para o uso das informações coletadas.
A estratégia também prevê o desenvolvimento de recursos humanos especializados, a melhoria de sistemas relacionados e a realização constante de treinamentos e exercícios simulados.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






