Governo japonês revisa plano de dez anos para região

Japão anuncia revisão da estratégia para Indo-Pacífico livre e aberto

Governo quer adaptar plano de uma década a novos desafios de segurança na região

O governo do Japão informou nesta segunda-feira (16) que irá atualizar a estratégia “Indo-Pacífico Livre e Aberto” (FOIP, na sigla em inglês) para enfrentar desafios emergentes em meio à deterioração do ambiente de segurança regional. O anúncio foi feito pelo secretário-chefe do Gabinete, Minoru Kihara, em entrevista coletiva em Tóquio.

“É necessário evoluir a estratégia FOIP da maneira mais adequada para responder às mudanças dos tempos”, afirmou Kihara, acrescentando que o Ministério das Relações Exteriores e outros órgãos envolvidos foram instruídos a iniciar o processo de revisão.

De acordo com o porta-voz do governo, os “princípios fundamentais” da estratégia, que completa dez anos, permanecem inalterados — como a promoção da liberdade, a defesa do estado de direito, o respeito à diversidade, inclusividade e abertura. No entanto, o Japão precisa expandir o alcance da política para enfrentar os desafios atuais.

A estratégia Indo-Pacífico Livre e Aberto foi lançada há uma década como uma visão diplomática para garantir a estabilidade e a prosperidade na região, promovendo a conectividade e a cooperação entre países afins. A decisão de revisá-la reflete a percepção de que as ameaças e dinâmicas geopolíticas evoluíram, exigindo uma resposta mais robusta e adaptada.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.