Yokohama – Homem suspeito de invadir base de Yokosuka com identidade falsa
Funcionário de trading company é investigado por invasão à base militar americana
Um homem na faixa dos 40 anos, funcionário de uma grande trading company, é suspeito de invadir a base naval americana de Yokosuka, em Kanagawa, usando um documento de identificação falso. De acordo com a agência Jiji Press, a invasão teria ocorrido por volta do outono do ano passado, e o caso veio à tona após uma infração de estacionamento em Tóquio.
O suspeito retornou ao Japão na última quinta-feira (19) após um período de trabalho no Iraque e já prestou depoimento voluntário à polícia da província de Kanagawa. As autoridades planejam formalizar a prisão por violação da Lei Penal Especial com base no Acordo de Estatuto das Forças Armadas entre Japão e Estados Unidos.
Segundo as investigações, o homem alugou um carro na base e o utilizou por cerca de duas semanas, circulando dentro e fora da instalação. Posteriormente, o veículo foi multado por estacionamento irregular nas proximidades de sua residência em Tóquio, o que levou à descoberta do caso. A polícia suspeita que ele possa ter entrado em outras instalações militares americanas múltiplas vezes e investiga como obteve o documento falso e com qual finalidade.
Para acessar bases militares dos EUA no Japão, civis precisam apresentar um cartão de identificação emitido pelas forças americanas ou estar acompanhados por militares. O caso está sendo tratado com rigor pelas autoridades locais.
Fonte: Jiji Press / Imagem: GETTY IMAGES
Acompanhe mais atualizações no Alternativa.






