Japão – Inflação ao consumidor desacelera para menor patamar em dois anos
Índice que exclui alimentos frescos fica em 2% em janeiro, dentro do esperado, mas núcleo da inflação segue acima da meta do Banco do Japão
A inflação ao consumidor no Japão desacelerou em janeiro para o menor nível em dois anos, de acordo com dados divulgados pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações nesta sexta-feira (20). O índice de preços ao consumidor (CPI), que exclui alimentos frescos, subiu 2% em relação ao mesmo mês do ano anterior, após alta de 2,4% em dezembro. O resultado veio em linha com a expectativa do mercado, segundo reportagem do jornal The Japan Times.
O núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, avançou 2,6%, ainda bem acima da meta de 2% do Banco do Japão (BoJ). Já o índice cheio, que inclui todos os itens, teve alta de 1,5%, a primeira vez desde março de 2022 que fica abaixo de 2%.
A desaceleração do índice principal ocorre em meio a distorções nos preços de pacotes turísticos e outros itens voláteis, mas o núcleo mais forte sugere pressões inflacionárias persistentes. O iene enfraqueceu após o anúncio dos dados, enquanto o mercado avalia os próximos passos da política monetária do BoJ, que deve continuar com planos de elevar a taxa de juros no momento adequado.
Fonte: The Japan Times / Imagem: Bloomberg
Acompanhe mais atualizações no Alternativa.





