Inflação no Japão desacelera para 2% em janeiro

Japão – Inflação desacelera para 2% em janeiro, menor nível em dois anos

Núcleo da inflação segue acima da meta do Banco do Japão

O índice de preços ao consumidor do Japão, que exclui alimentos frescos, subiu 2% em janeiro na comparação anual, o menor avanço desde janeiro de 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações. De acordo com o Japan Times, com informações da Bloomberg, o resultado veio em linha com a mediana das estimativas do mercado e representa uma desaceleração em relação aos 2,4% registrados em dezembro.

O núcleo da inflação, que também exclui energia e reflete com mais precisão a tendência subjacente dos preços, avançou 2,6%, mantendo-se bem acima da meta de 2% estabelecida pelo Banco do Japão (BOJ). Já o índice geral de preços, que considera todos os itens, ficou em 1,5%, a primeira vez que fica abaixo de 2% desde março de 2022. Após a divulgação dos números, o iene registrou leve enfraquecimento frente ao dólar.

Para analistas, o alívio no indicador chefe não deve afastar o BOJ de seu plano de elevar a taxa básica de juros assim que as condições econômicas permitirem. A autoridade monetária segue monitorando os efeitos da inflação sobre o consumo e a atividade econômica.

Fonte: Japan Times / Imagem: Bloomberg

Acompanhe mais atualizações no Alternativa.