Israel segue EUA e se retira de organizações internacionais

Israel segue os EUA e corta relações com três organizações internacionais

Movimento ocorre uma semana após retirada americana de dezenas de organismos multilaterais

O Ministério das Relações Exteriores de Israel anunciou nesta terça-feira o corte imediato de todos os laços com três organizações internacionais, incluindo duas agências das Nações Unidas. A decisão foi tomada pelo ministro Gideon Sa’ar e ocorre na esteira da retirada dos Estados Unidos de 66 organismos globais na semana passada, ordenada pelo presidente Donald Trump.

As entidades afetadas são a Aliança das Civilizações da ONU, a ONU Energia e o Fórum Global sobre Migração e Desenvolvimento, este último não fazendo parte formal do sistema das Nações Unidas. Em comunicado publicado na rede social X, o ministério israelense afirmou que Sa’ar “decidiu que Israel cortará imediatamente todo contato” com esses órgãos.

O governo deu suas razões para cada corte: acusou a Aliança das Civilizações de não convidar Israel para participar e, em vez disso, ser usada há anos como palco para ataques ao país. Classificou a ONU Energia como “desperdiçadora” e afirmou que o Fórum Global sobre Migração e Desenvolvimento “corrói a capacidade das nações soberanas de fazerem cumprir suas próprias leis de imigração”.

O ministro Sa’ar também instruiu seu ministério a realizar uma revisão imediata da cooperação contínua de Israel com um número não especificado de outras organizações internacionais, indicando que mais cortes podem ser anunciados no futuro após uma análise mais aprofundada.

Israel destacou ainda que já havia cortado relações, em anos anteriores, com outras quatro agências da ONU das quais os Estados Unidos também se retiraram. Entre elas estão o Escritório da Representante Especial do Secretário-Geral para Crianças e Conflitos Armados, que incluiu as forças de defesa israelenses em uma lista negra em 2024, e a ONU Mulheres, acusada de ignorar casos de violência sexual contra mulheres israelenses.

A tensão entre Israel e as Nações Unidas tem sido alta, principalmente desde a guerra em Gaza iniciada em outubro de 2023. Israel acusa repetidamente vários órgãos da ONU de parcialidade política contra o país.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.