Tóquio – Japão aprova primeiro produto comercial de células iPS do mundo
Decisão do ministério da saúde pode revolucionar tratamentos regenerativos
Tóquio – O ministério da saúde do Japão aprovou nesta quinta-feira a comercialização de dois produtos de medicina regenerativa desenvolvidos a partir de células iPS, tornando-se o primeiro país do mundo a liberar esse tipo de terapia. De acordo com a agência de notícias Kyodo, a decisão foi tomada por um painel do ministério e abre caminho para novas modalidades de tratamento.
Os produtos, cujos nomes não foram divulgados, são os primeiros do tipo a receber autorização para venda no mundo. As células iPS, ou células-tronco de pluripotência induzida, têm a capacidade de se transformar em diferentes tecidos do corpo humano e são consideradas uma promessa para a regeneração de órgãos e tratamentos de doenças até então incuráveis.
A aprovação representa um marco para a pesquisa científica japonesa, que investe pesado na área desde que o cientista Shinya Yamanaka desenvolveu a tecnologia, prêmio Nobel de Medicina em 2012. A expectativa é que os novos produtos cheguem ao mercado nos próximos meses, beneficiando pacientes com condições específicas.
Fonte: Kyodo / Imagem: Ilustrativa
Acompanhe mais atualizações no Alternativa.






