Rendimento do título soberano japonês atinge maior patamar em 25 anos
Pressão por alta de juros do Banco do Japão impulsiona os rendimentos dos títulos do governo
O rendimento do título do governo japonês (JGB) com vencimento em dez anos atingiu a marca de 2,1% nesta segunda-feira, registrando seu nível mais elevado desde fevereiro de 1999. O movimento ocorre em meio às crescentes expectativas de que o Banco do Japão (BoJ) prossiga com a normalização de sua política monetária, elevando as taxas de juros no país.
O aumento reflete a percepção dos investidores de que a autoridade monetária japonesa continuará a ajustar sua política, historicamente ultraacomodícia, para conter pressões inflacionárias e normalizar a economia. A escalada nos rendimentos dos títulos de longo prazo sinaliza uma mudança significativa no cenário financeiro do Japão, que por décadas conviveu com juros extremamente baixos ou negativos.
Analistas apontam que a movimentação do mercado de títulos é um reflexo direto das recentes comunicações e ações do BoJ, que tem sinalizado uma postura menos expansionista. O momento marca uma virada importante após um longo ciclo de estímulos destinados a combater a deflação.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






