Koizumi vai a Washington fortalecer aliança de defesa Japão-EUA

Ministro da Defesa do Japão viaja aos EUA para encontro estratégico com Pete Hegseth

Shinjiro Koizumi inicia visita de uma semana para reforçar a aliança de segurança bilateral

O ministro da Defesa do Japão, Shinjiro Koizumi, anunciou que viajará aos Estados Unidos de segunda-feira, 12 de janeiro, até 18 de janeiro. O ponto alto da agenda será um encontro em Washington, na quinta-feira, com o secretário de Defesa americano, Pete Hegseth. Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, Koizumi afirmou que o objetivo é discutir a situação de segurança na região Indo-Pacífico e confirmar os esforços para fortalecer as capacidades de dissuasão e resposta da aliança Japão-Estados Unidos.

Esta será a quarta reunião entre os dois líderes, incluindo conversas por telefone, desde que Koizumi assumiu o cargo em outubro do ano passado. “Quero demonstrar, internamente e externamente, que a aliança Japão-EUA está unida por laços mais fortes do que nunca”, declarou o ministro. Ele também expressou o desejo de aprofundar seu relacionamento pessoal de confiança com Hegseth.

A viagem de uma semana começa no Havaí, onde Koizumi se reunirá com o almirante Samuel Paparo, comandante do Comando Indo-Pacífico dos EUA, na segunda-feira. Ele também discursará no Fórum de Defesa de Honolulu, um encontro de autoridades e especialistas da área, para expressar a determinação do Japão em desempenhar um papel de liderança na promoção da paz e da estabilidade regional.

Posteriormente, o ministro seguirá para Los Angeles para visitar uma empresa relacionada a drones e se encontrar com representantes da indústria de defesa, antes de partir para Washington para as conversas com Hegseth.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.