LDP e JIP podem conquistar maioria de 2/3 na Câmara Baixa, mostra pesquisa

Coalizão governista no Japão rumo a maioria qualificada, aponta nova pesquisa

Projeção do Asahi Shimbun mostra que LDP e Partido da Inovação podem superar os 300 assentos, enquanto a oposição sofre queda acentuada

A coalizão governista do primeiro-ministro Sanae Takaichi, formada pelo Partido Liberal Democrata (LDP) e pelo Partido da Inovação do Japão (JIP), está a caminho de uma vitória esmagadora nas eleições gerais marcadas para 8 de fevereiro, de acordo com uma pesquisa de opinião recente. A oposição, representada pela Aliança Centrista pela Reforma (CRA), pode perder mais da metade dos assentos que possuía antes da dissolução da Câmara dos Representantes.

Os resultados de uma pesquisa conduzida pelo jornal Asahi Shimbun e divulgada no último domingo mostram que o bloco governista poderá conquistar mais de 300 dos 465 assentos da Câmara Baixa. Tal resultado garantiria ao grupo uma maioria de dois terços, um marco significativo no cenário político japonês.

Uma maioria qualificada como essa permite que a coalizão governe de forma mais assertiva, podendo, inclusive, contornar eventuais rejeições da Câmara dos Conselheiros, a Casa Alta do Parlamento, onde atualmente não detém maioria. Este cenário fortaleceria substancialmente a capacidade de legislar da administração Takaichi.

A projeção de uma derrota acentuada para a Aliança Centrista pela Reforma indica um possível realinhamento do eleitorado e um fortalecimento da base de apoio ao atual governo. O cenário eleitoral será definido com a votação no próximo domingo.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.