Presidente sul-coreano inicia visita oficial à China com foco na economia
Lee Jae Myung busca aprofundar laços comerciais com o maior parceiro econômico de Seul, enquanto navega delicadamente em torno da questão de Taiwan
O presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, e sua esposa, Kim Hea Kyung, partiram da Base Aérea de Seul com destino à China neste domingo, marcando a primeira visita de um líder sul-coreano a Pequim em seis anos. A viagem de quatro dias ocorre em um momento de tensões regionais, menos de uma semana após a China realizar grandes manobras militares ao redor de Taiwan.
A visita tem como objetivo principal impulsionar os laços econômicos com o maior parceiro comercial de Seul, enquanto o governo sul-coreano busca evitar se envolver publicamente em questões geopolíticas sensíveis. Os exercícios militares chineses recentes, que envolveram mísseis, caças, navios da marinha e da guarda costeira, foram condenados por vários países, mas a Coreia do Sul se absteve de se juntar a esse coro de críticas internacionais.
Analistas apontam que a postura cautelosa de Seul reflete o delicado equilíbrio que o país deve manter entre sua aliança de segurança com os Estados Unidos e sua profunda dependência econômica da China. A visita é vista como um teste para a diplomacia sul-coreana, que precisa gerenciar expectativas divergentes em um cenário de crescente rivalidade entre as grandes potências na região Ásia-Pacífico.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






