Japão e Coreia do Sul reforçam aliança com novo encontro de líderes em Nara
Encontro busca estabilizar relação bilateral e promover futuro comum, em meio a disputas regionais
A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, e o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, iniciam nesta terça-feira um novo ciclo de discussões em Nara, no Japão. Esta será a terceira vez que os líderes se encontram em menos de três meses, sinalizando um esforço conjunto para estabelecer uma trajetória estável e voltada para o futuro na relação entre os dois vizinhos estratégicos.
O encontro, que acontece na cidade natal de Takaichi, é visto como um passo importante para consolidar a chamada “diplomacia de vaivém”, com visitas mútuas frequentes entre os líderes. Observadores destacam o bom relacionamento pessoal entre Takaichi, de perfil conservador, e Lee, de orientação liberal, como um fator positivo para o diálogo.
Na agenda de terça-feira estão previstas conversas bilaterais e reuniões ampliadas, seguidas de uma coletiva de imprensa conjunta e um jantar de trabalho. Na quarta-feira, o programa inclui uma visita conjunta ao templo Horyu-ji, um importante patrimônio histórico e cultural japonês localizado em Nara. O encontro ocorre em um contexto regional de disputas envolvendo a China, reforçando a importância da cooperação entre Tóquio e Seul.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






