Menorah é projetada na Ópera de Sydney em homenagem às 15 vítimas

Austrália observa dia de luto nacional por vítimas de tiroteio em festival judaico

Menorah é projetada na Ópera de Sydney e população acende velas em homenagem às 15 pessoas mortas no ataque em Bondi Beach

Austrália realizou, nesta quinta-feira, um dia nacional de luto em memória das 15 pessoas mortas no tiroteio em massa ocorrido durante um festival judaico na praia de Bondi, em Sydney, no último dia 14 de dezembro. O ataque é considerado o mais letal do país em três décadas.

Como parte das homenagens, a imagem de uma menorá, candelabro de nove braços usado na celebração do Hanukkah, foi projetada nas velas emblemáticas da Ópera de Sydney. Às 19h01 no horário da costa leste, milhões de australianos foram convidados a observar um minuto de silêncio, enquanto bandeiras foram hasteadas a meio-mastro em todo o território nacional.

Além do ato coletivo, a população foi incentivada a acender velas nas janelas e nas soleiras das portas de suas casas, em um gesto simbólico de respeito e solidariedade. A data marca um momento de reflexão e dor para o país, que se une para honrar as vítimas da tragédia.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.