Mercados globais abrem 2026 com otimismo após rally recorde

Wall Street mantém alta após melhor ano desde 2009

Mercados globais abrem 2026 com otimismo após rally recorde

O novo ano começou da mesma forma que o anterior terminou: com mercados em alta, a confiança de Wall Street intacta e poucos sinais de que as forças que impulsionaram 2025 tenham se esgotado. O que permanece menos claro é por quanto tempo a sincronia entre diferentes classes de ativos poderá durar.

As ações globais subiram na primeira sessão de janeiro, estendendo uma sequência que predominou durante grande parte do ano passado. O entusiasmo em torno da inteligência artificial, a inflação em desaceleração e os bancos centrais favoráveis superaram disputas comerciais, tensões geopolíticas e avaliações elevadas. Para os investidores, reforçou uma lição simples: assumir riscos valeu a pena.

O que tornou o ano incomum, no entanto, não foi apenas a força do rally, mas seu alcance. Ações e títulos subiram juntos. Os spreads de crédito apertaram novamente. As commodities avançaram mesmo com a redução das pressões inflacionárias. Os ganhos foram amplos, sustentados e excepcionalmente alinhados. No final do ano, as condições financeiras haviam se relaxado para níveis próximos aos mais fáceis de 2025, destacando as crescentes avaliações e uma convergência das expectativas dos investidores em torno do crescimento e da IA.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.