Mie – Prefeitura apresenta projeto para multar clientes agressivos em até 500 mil ienes
Medida pioneira no Japão para coibir assédio de clientes
A prefeitura de Mie, no Japão central, apresentou na última sexta-feira um projeto de lei inédito que prevê multa de até 500 mil ienes (cerca de 3.220 dólares) para clientes que cometerem abusos contra funcionários de lojas e restaurantes. De acordo com a agência Kyodo, a medida é a primeira do tipo no país e tem como objetivo combater o chamado ‘kasu-hara’ (assédio de clientes), que tem se tornado um problema crescente no setor de serviços.
O projeto, ainda em fase de discussão, estabelece que os valores arrecadados com as multas serão destinados a programas de apoio às vítimas e treinamento para funcionários. Caso aprovado pela assembleia local, Mie se tornará a primeira província japonesa a adotar uma legislação específica para punir agressores verbais e comportamentos abusivos no comércio.
Iniciativas semelhantes vêm sendo debatidas em outras regiões do Japão, diante do aumento de relatos de trabalhadores que sofrem humilhação e ameaças por parte de clientes. Especialistas apontam que a medida pode incentivar outras províncias a adotarem políticas semelhantes para proteger a saúde mental e a segurança dos profissionais.
Fonte: Kyodo / Imagem: Ilustrativa
Acompanhe mais atualizações no Alternativa.






