Ministro da Defesa participa de salto simbólico em treino com recorde de nações aliadas
Exercício de Ano Novo da GSDF simula defesa de ilhas e marca cooperação internacional reforçada
Um recorde de 15 países participou, no último domingo, do treinamento de salto de Ano Novo da Força Terrestre de Autodefesa do Japão (GSDF), um exercício que simula operações de defesa de ilhas. O treinamento foi realizado na Área de Treinamento de Narashino, na província de Chiba, com a inédita participação de militares da Bélgica, Tailândia e Turquia.
A 1ª Brigada Aerotransportada da GSDF conduziu seus primeiros saltos do ano no local, marcando o início das atividades de treinamento. O ministro da Defesa, Shinjiro Koizumi, inspecionou os exercícios e, em um gesto simbólico, ele próprio realizou um salto de uma torre de aproximadamente 11 metros de altura, parte de um treinamento de familiarização.
Após a atividade, Koizumi disse a jornalistas que o fortalecimento das defesas das ilhas “permanece um ponto importante nas discussões para revisar os três documentos-chave de segurança nacional do Japão”. O ministro também afirmou ter renovado sua determinação de proteger o país junto com os membros das Forças de Autodefesa e suas famílias.
A participação ampliada de nações amigas no exercício anual destaca os esforços contínuos do Japão para aprofundar a cooperação em treinamento e interoperabilidade militar em um contexto geopolítico desafiador. O treinamento prático é considerado vital para manter a prontidão das tropas para operações aerotransportadas rápidas, cruciais em cenários de defesa de territórios insulares.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






